Berçário

O programa de atividades, coordenado pela Direção da escola, por uma pedagoga e uma supervisora educacional, tem por objetivo propiciar um trabalho específico de estimulação integrado à rotina diária do bebê, por meio de brincadeiras e atividades orientadas com base nos aspectos sensório-motor e percepto-cognitivo, próprios à faixa etária e ao nível de interesse das crianças.

O Berçário está localizado em uma área reservada e adequada para receber os bebês. Possui duas salas amplas e bastante arejadas, uma para estimulação e alimentação e outra para o descanso, cozinha e um banheiro privativo, estruturado para banhos e trocas das crianças. Conta, também, com uma ampla área externa, parquinho com brinquedos, para que os bebês possam brincar tomando o banho de sol diário.

No decorrer da rotina, as berçaristas organizam atividades de estimulação, para ajudarem a criança a aprimorar as habilidades já adquiridas e a desenvolver outras a partir da interação com o ambiente e com objetos e materiais oferecidos nas atividades e brincadeiras.

O Berçário utiliza diversos brinquedos: fantoches, chocalhos, livros de banho, bolas, instrumentos musicais, percurso emborrachado, etc. As berçaristas, ao oferecerem materiais e objetos para as atividades, observam o que a criança já é capaz de fazer e o que ainda exige aprendizagem. Promovem, também, a programação de “Rodas de histórias” e das aulas de música, desenvolvendo nas crianças a capacidade de expressão de gestos, ritmos e movimentos.

Ao longo do ano, de acordo com a faixa etária, as atividades são ampliadas. Desenvolvem-se, ainda, atividades de artes, explorando alguns materiais, como gizão de cera, massinha e tintas não tóxicas. Assim, as crianças prepararam-se para as futuras atividades da Educação Infantil. A “agenda individual da criança” é utilizada para a troca de informações entre pais e berçaristas, garantindo uma comunicação eficaz entre família e escola. Diariamente, as berçaristas anotam informações referentes à alimentação, sono, fezes e procedimentos solicitados pelos responsáveis. A alimentação é trazida de casa, respeitando-se, assim, a determinação de cada pediatra. As berçaristas procuram estimular o gosto pelos alimentos e a independência para segurar a mamadeira, comer uma fruta etc.

A proposta de trabalho do Berçário baseia-se, principalmente, no Cuidar e Educar, atendendo às necessidades e às peculiaridades do processo evolutivo da criança, com base em atividades lúdicas orientadas e atitudes de afeto, alegria, respeito e segurança.

Estimulação

Na sala de estimulação os bebês, com toda segurança, podem explorar o mundo físico. Através do uso de tapetes macios, espelho e brinquedos de espuma utilizamos diferentes estratégias, para que a cada dia, nossos bebês desenvolvam-se sob o olhar das berçaristas.

Descanso

O descanso, fundamental neste período, está garantido dentro da rotina diária. Através da parceria com as famílias, os hábitos do momento de dormir de cada criança são respeitados e, quando ficam sonolentas, levam seus bichinhos, chupetas, fraldinhas e o que mais houver para a sala de sono. Berços individuais.

Alimentação

Os bebês se alimentam em cadeirinhas macias. Mesmo durante o momento de alimentação, a criança é estimulada pelas berçaristas através de músicas e brincadeiras.

Rotina do Berçário

Em nosso berçário, as crianças possuem uma rotina diária, que engloba momentos de alimentação, estimulação, sono, banho e banho de sol. Nos primeiros dias em nosso berçário, as famílias enviam um relatório sobre hábitos e costumes de seus filhos, e desta maneira, adequamos sua rotina em nosso cotidiano, com o menor número de alterações possível. Aos poucos, a criança adapta-se ao novo ambiente, sentindo-se acolhida e passando momentos prazerosos ao nosso lado.

Diariamente, enviamos a agenda com todas as informações do dia de seu filho e observações sobre novas conquistas.