Educação Infantil

A Educação Infantil tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança até cinco anos de idade, em seus aspectos físicos, emocionais, afetivos, espirituais, cognitivos, sociais e ambientais, integrando em sua prática as funções de educar e cuidar, entendendo que a criança é um ser relacional, social e histórico, que faz parte de uma organização familiar e que está inserida em uma determinada cultura. É um sujeito de direitos, que precisa se desenvolver de forma harmônica e integral, respeitando os ritmos individuais de cada um.

Salas de aula:

A estrutura física dispõe de salas amplas, com mobiliário adequado à idade no que se refere a mesas e cadeiras de estudo, mobiliário para disposição e organização dos materiais como brinquedos, jogos, livros e outros recursos didáticos. Todas as salas dispõem de bebedouros, copos descartáveis, almofadas e tapetes, sendo que em salas de maternal há, também, banheiros individuais, berços para descanso, espelhos grandes, além aparelho de vídeo, televisão e DVD móveis.

Em cada sala: Maternal- ( completa 2 anos no ano em curso), Nível I (completa 3 anos), Nível I ( completa 4 anos)I e nível III (completa 5 anos durante o ano letivo), os educandos são acompanhados por uma professora titular formada em Pedagogia, e uma monitora,(formada ou cursando Pedagogia). A partir do nível III, frequentam, também, oficinas de artes, de inglês, educação física.

Pátio:

As salas são dispostas de forma que privilegie o pátio central, onde há passarelas e portas para o pátio com árvores, flores, e jogos traçados no chão como amarelinha, jogo da velha,caracol de alfabetos e números, etc.

Para incentivo ao desenvolvimento da cidadania, nesse pátio há mastro para hasteamento da Bandeira no início da manhã e arriamento ao final do dia, quando cada grupo canta o Hino Nacional, fazendo parte da rotina semanal de atividades.

Higiene:

Os banheiros coletivos são adequados para a faixa etária dos alunos e contam com sabonetes e toalhas descartáveis; os alunos são acompanhados pela professora e monitora, uma acompanha os meninos enquanto a outra acompanha as meninas, orientando nas funções de cuidados e higiene pessoal; as crianças utilizam os sanitários tendo sempre um adulto nas proximidades.

Diversão:

É proporcionado aos alunos interagirem no bosque, com casa de bonecas; no parque infantil, com espaços distintos para crianças de 2 e 3 anos; outro para as de 4 e 5 anos, e específico também para 6 anos, sendo o primeiro ano do ensino fundamental I , acompanhados pela equipe da educação infantil. . Na Semana da Criança, são realizadas atividades recreativas na chácara de propriedade da EIC, proporcionando o contato dos alunos com o meio ambiente rural. No final do ano, há uma noite de despedida da educação infantil (“ Nana EIC”), quando as crianças pernoitam na escola, aos cuidados das professoras e monitoras, e os pais vem buscá-las no café da manhã coletivo, reunindo alunos, pais e equipe da escola.

Cultura e Esporte:

As crianças, acompanhadas pelas professoras, visitam a biblioteca literária e sala de contos, podendo retirar emprestados livros para lerem com os pais.

A estrutura disponibiliza laboratório de informática, capela, casa das irmãs e entorno, seguindo uma programação ou desenvolvimento de projetos; utilizam o ginásio coberto, ginásio poli-esportivo, sala de danças, para atividades de educação física, ambiental, ensaio de festa junina, participação de gincana familiar, festa de encerramento,etc.

Segurança:

A porta de entrada da educação infantil é específica para as crianças, dispõe de portão com interfone, sendo que no horário de chegada e saída, fica um profissional destacado para acolher e atender este momento de maior fluxo. Quando pai ou mãe não podem buscar seu filho, é importante que comunique via telefone quem vem buscá-los, além de carteirinha de identificação da criança.

Um seguro cobre situações emergenciais de hospital, seja pequenos acidentes na escola ou no trajeto.

A criança que vem pontualmente, cria vínculos de compromisso com os colegas, com a professora e a rotina de atividades diárias, além de segurança, autonomia e alegria no convívio.

Foco no desenvolvimento integral:

Desde o maternal, são trabalhado valores no convívio cotidiano diferencial em aulas de Ensino Religioso e Filosofia. A prática pedagógica é organiza em planejamento conjunto de professores, por nível de ensino. São trabalhados desde os conceitos básicos da vivência cotidiana, as habilidades e competências envolvidas no processo do desenvolvimento integral, além de preparo para a leitura, escrita e pensamento lógico-matemático.

Além da equipe de Direção e Supervisão, a educação infantil conta com Coordenação específica e Psicóloga voltados a esta faixa de idade, que consideramos prioritária para a vida, além da Irmã pioneira na escola, que acompanha cada turma transmitindo sua fé, esperança e vivência, nas “aulinhas do ensino religioso”, transmitindo também a história e filosofia das pioneiras, de forma criativa e movimentada.

Presença:

O atendimento a pais é realizado sempre que solicitado por pais ou pela escola, de forma serena, objetiva, buscando sempre o melhor para a criança. A avaliação é constante, diagnóstica, qualitativa e individual. É realizado conselho de classe, em que cada professor reconhece avanços ou dificuldades em seus alunos, para reprogramação ou planejamento complementar; o resultado redigido em relatório, é transmitido aos pais em cada período programado( trimestre). Em parceria escola/família, os trabalhos vem apresentando resultados significativos, é interessante observarmos a evolução de cada criança e a alegria partilhada entre criança/família/escola.