Ensino Médio

Aulas práticas de Laboratório

As turmas de Ensino Médio fazem uso dos laboratórios integrados e biologia e química e de física e matemática, equipados com material adequado. Além da possibilidade de aprender praticando experimentos, nas aulas práticas, eles convivem com as normas uso dos EPIs (Equipamentos de Proteção Individual), aprendendo o respeito à biosegurança. Dessa forma, só participa da aula em laboratório o aluno que estiver usando jaleco de manga longa, com calça comprida, cabelos longos presos e luvas.

Salas de aula humanizadas e com recursos tecnológicos (3º ano)

Atendimento de orientação pessoal e vocacional

Participação e acompanhamento da escola no PAS/UEM

Desde 2009, a EIC mantém um grupo de alunos do Ensino Médio participando do Programa de Avaliação Seriada (PAS) da Universidade Estadual de Maringá UEM), no estado do Paraná. O programa é novo e a EIC foi uma das primeiras instituições do Estado a aderir a ele. O objetivo é colocar os alunos em contato com o ambiente universitário e com o ritmo de seleção desde o primeiro ano do Ensino Médio, possibilitando a eles garantirem vagas na Instituição, sem terem que passar pelo vestibular. Anualmente os alunos da EIC passaam pelas provas classificatórias.

Laboratórios de Ciências

Fazer ciência é muito mais que estudar ciências. Sob esse princípio, os alunos, desde a Educação Infantil, são incentivados a colocarem em prática a teoria aprendida em sala de aula. São dois ambientes: laboratório de Biologia e Química e Laboratório de Física e Matemática, usados para dar vida aos conceitos dos livros. O respeito às normas de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) fazem parte de um outro ensinamento: o respeito à biosegurança.

Dessa forma, só participa da aula em laboratório o aluno que estiver usando jaleco de manga longa, com calça comprida, cabelos longos presos e luvas.

Lousa Digital

O equipamento permite ao professor maior interatividade com o conteúdo apresentado em aula. Substitui o tradicional “quadro negro” com atrativos especiais aos alunos. Com ela, é possível conectar materiais da internet para ilustrar um assunto, modificar o conteúdo, a medida que ele é apresentado e ainda permite que o professor faça anotações, em tempo real, em imagens ou textos da aula. Há um banco de formas e imagens que podem ser importadas para o conteúdo da aula e ainda é possível ampliar qualquer imagem, para estudos detalhados de estruturas.

Tele-sala

Teleconferência é um conceito que traduz a possibilidade de pessoas, em diferentes locais, se conectarem com som e imagem. Esse é o princípio da tele-sala. Com ela, os alunos de qualquer pólo do sistema Integrado COC podem assistir aulas e palestras, fazerem perguntas e debates, como se todos os pólos estivessem no mesmo ambiente. Isso foi usado, por exemplo, quando houve o anúncio do cancelamento da prova do ENEM e os alunos de Dourados puderam debater o assunto com representantes do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (INEP), já na manhã do anúncio do cancelamento da prova.

Site COC em sua casa

O site do parceiro do material de ensino, Sistema COC, permite ao aluno o aprofundamento ou a revisão de conteúdos. No ambiente, o aluno pode ter acesso a plantões agendados a cada hora, com professores dos pólos COC de todo o Brasil. A equipe EIC, nesse ano, está representada pela colaboração de cinco professores que participam do chamado “Plantão on line”. Neles é possível a interação entre professor e aluno, buscando a solução de questões e o esclarecimento de conteúdos com base na interatividade. O COC em sua casa possibilita, ainda, revisões de aulas – que ajudam em casos de falta à escola -, animações extras no conteúdo explorado nos livros impressos e acesso a informações gerais sobre vestibulares de todo o país e sobre o ENEM, com banco de provas com gabarito comentado.