Alunas EIC se destacam em concurso dos Correios

"Imagine que você é um(a) assessor(a) do novo Secretário Geral da ONU. Qual é o problema mundial que você o ajudaria a resolver em primeiro lugar e de que forma você o aconselharia a isso?". Essa foi a proposta do 46º Concurso Internacional de Redação de Cartas da União Postal Universal (UPU), aceito pelas turmas de 9º ano do Ensino Fundamental e 1º e 2ºs anos do Ensino Médio da EIC. Como resultado de um trabalho interdisciplinar, os alunos inscreveram as cartas e duas delas receberam Menção Honrosa dos Correios.

Além das aulas de redação, enfocando as características do gênero carta, os alunos tiveram aulas de atualidades que mostraram a estrutura e o papel da ONU no mundo. Essas atividades, segundo Isadora Franco da Silva, do 1º ano B do Ensino Médio (EM), a ajudaram bastante. "Quando a professora Dinorah falou o tema, que é muito abrangente, senti muita dificuldade, mas com a palestra mostrando as áreas em que a ONU atua, tive uma cisão geral da organização e de seus objetivos", diz ela.

Sophia Hachmann, do 2º ano A do EM, também se valeu dos dados apresentados, mas utilizou outras estratégias para compor sua carta. "Pesquisei bastante, ouvi a palestra e fui escrevendo por partes. A palestra me deu o caminho para saber sobre onde começar, o que falar e como melhorar os meus argumentos e desenvolver melhor meu texto", conclui a aluna.

Isadora e Sophia estão entre seis alunos do estado do MS que receberam menção honrosa pela qualidade da carta produzida. Os três primeiros classificados na etapa estadual são de escolas de Campo Grande e a redação regional vencedora de Mato Grosso do Sul ficou em 2º lugar na Etapa Nacional. A EIC, com dois destaques, e somente mais uma escola de Dourados receberam a Menção dentre mais de uma centena de competidores. "É um modo de aprender bastante, gostei de participar, é muito educativo e espero que nos próximos anos mais alunos possam participar", espera Isadora.