Alunos do maternal se desenvolvem cantando e brincando

 
Instrumentos reais e construídos com sucada deram som às aulas do Maternal Instrumentos reais e construídos com sucada deram som às aulas do Maternal

No primeiro trimestre letivo, os alunos do Maternal I, da Educação Infantil, participaram do projeto Cantando e Brincando, que envolveu a musicalização dos pequenos estudantes. "Sabemos o quanto a música faz parte do universo infantil e tivemos como objetivo desenvolver habilidades de escuta, de movimentos e de ritmos musicais para que, assim, a criança reconheça o movimento de seu próprio corpo", diz a professora Patrícia Alvarez.

É sabido que a musicalização permite que a criança se conheça melhor e favorece a sua comunicação, por meio do desenvolvimento cognitivo-linguístico, psicomotor e socioafetivo. Durante o projeto, foram vivenciadas ações com músicas para a faixa etária dos alunos, representações com atividades em sala, uso de instrumentos musicais e, no final, a confecção de instrumentos musicais com material reciclado. O projeto foi elaborado com o propósito de oferecer oportunidades para que as crianças aprimorem suas habilidades motoras. "A partir do momento que a criança entra em contato com a música, seus conhecimentos se tornam mais amplos e sua sensibilidade para descobrir o mundo a sua volta, de uma forma mais prazerosa, é aumentada", esclarece a professora Marlizy Soley, que também participou das atividades com seus alunos.

Durante o trabalho realizado as professoras perceberam o interesse das crianças em ouvir os barulhos e sons diferenciados. Elas contam que, quando cantaram e dramatizaram a música, as crianças demonstram muita alegria. "Com o projeto, vivenciamos experiências sensoriais e corporais verificando avanços no desenvolvimento dos alunos", destacou a professora Gislayne Caetano.