Alunos escolhem lideranças em clima de eleição

 
Pátio Central acolheu o pleito Pátio Central acolheu o pleito

Campanha eleitoral, lista de presença, cédula, urna, apuração. Em clima de eleição real, as turmas de 6º a 8º ano do Ensino Fundamental realizaram, no último dia 13 (quarta-feira), a escolha dos líderes de turma. Esse é o 4º ano consecutivo que o projeto acontece e, a cada nova edição, traz novidades. Para chegar até aqui, cada turma seguiu o período de pré-candidatura dos seus membros, até dia 28 de fevereiro, quando houve campanha eleitoral dentro das salas. As cédulas foram impressas e a votação se deu no pátio central, no período matutino. Já a apuração ocorreu no período vespertino e, no dia seguinte, foi realizada a divulgação dos líderes eleitos. Na ocasião da eleição, cada estudante (votante) assinou a presença junto ao mesário e recebeu a cédula de votação para dirigir-se até a urna e fazer sua escolha, como se fosse um pleito real.

Letícia Fukuda Miguta, do 8º ano, participa pelo terceiro ano da eleição. Dois anos como votante e, neste ano, como candidata. A aluna considera que o projeto é uma verdadeira lição para sua vida como eleitora. "Muitas vezes eu tinha que escolher entre duas amigas e eu sempre pensava em escolher a melhor, a mais responsável e não a que é mais amiga. Sempre vivi a pressão da escolha, ficava no meio, mas sempre pensava em votar naquela que iria fazer tudo. Vou levar isso para quando for eleitora", diz. São eleitos, entre os candidatos, um menino e uma menina em cada turma. Mensalmente, os líderes eleitos participam de um processo de formação de liderança coordenado pelo orientador Fábio Bettoni. A novidade para 2019 é que os líderes deverão desenvolver dois projetos sendo um dentro da EIC e outro projeto solidário fora da escola. As ações devem ser criadas e desenvolvidas pelo grupo de líderes coordenado pelo Orientador.

O recém eleito Gabriel Arruda da Silva, do 6º A, pretende "ouvir sua base" para propor os projetos. "Ainda vou conversar com meus colegas, mas quero tornar os 6ºs anos melhores, ajudar a coordenação e orientação e todos que precisem", diz. Para ele, a escolha das lideranças ajuda até mesmo no rendimento das turmas. "Quando há troca de professores, por exemplo, e os alunos saem da sala, eles perdem o foco da aula. Quero ajudar nisso também", diz Gabriel.

Relação dos eleitos

6º A

Gabriel Arruda da Silva / Beatriz Pacheco Sbardelini

6º B

Sávio Santos Salmasio / Alice Souza Martins

6ºC

Helano Luiz Barbosa / Rebeca Bigatão Ramos Batista

7ºA

José Maurício Corrêa Velloso / Eduarda Alcantara Del Pozzo

7ºB

Adriano Henrique Granja da Silva Boigues / Mariana Costa de Carvalho

7ºC

Emerson Azambuja Peral Júnior / Isabela Martin Boigues

8ºA

Mateus Buzzio Pael / Letícia Fukuda Miguita

8ºB

Caique Portilho Lima / Pollyana Rodrigues de Azambuja

8ºC

Gustavo Henrique Cella Decian / Jordana Dias Apolinário de Sousa