Assessoria da Escola da Inteligência na EIC

 
Assessoria faz visitas constantes para acompanhar desenvolvimento dos encontros da EI Assessoria faz visitas constantes para acompanhar desenvolvimento dos encontros da EI

A assessora da Escola da Inteligência, Maria Rita Gullo, fez mais uma visita à EIC na semana passada e teve uma intensa agenda de atendimentos. Além da terceira etapa do curso de preparação de pais e famílias, a presença da assessora em Dourados também foi momento de treinamento para colaboradores e atendimento a alunos, professores e coordenadores.

Por se tratar de uma proposta de mudança comportamental, a Escola da Inteligência mantém um vínculo muito próximo com as escolas associadas no sentido de manter o padrão de excelência das atividades que buscam a inteligência socioemocional em tempos de relações líquidas. O foco do estudo das famílias nessa etapa foi a comunicação.

"A Escola da Inteligência foi um divisor de águas na minha vida, vem me transformando de dentro para fora e, com isso, transformando a minha família. Vejo os meus erros e acertos, choramos e rimos juntos nas lições. A família está cada dia mais unida, é tão maravilhoso que acho pouco os quatro encontros", analisou Ana Carolina Marra de Alencar Pinheiro, mãe de Miguel Marra Pinheiro, do Ensino Fundamental.

"Estamos aprendendo a destruir, desconstruir monstros, invés de alimentá-los como fizemos muitas vezes por ignorância, falta de conhecimento, falta de refletirmos sobre nossas falas e comentários. Estamos transformando nossa comunicação em um ato de amor, de respeito, com gestos de afeto e gentileza, sendo criativos, mudando nossas estratégias, sem nos esquecermos da importância de dizermos não para o desenvolvimento da autonomia de cada uma de nossas crianças. Estamos aprendendo a ouvir mais, falar menos, a ouvirmos de coração aberto, falarmos nos momentos oportunos, da melhor maneira, sem expor ou constranger. Estamos, enfim, construindo marcas positivas", considera Maria Ivanilda Saraiva Milfont Moreira, mãe de Maria Clara Milfont Moreira, do 1º ano.

"A Escola da Inteligência foi muito especial na minha família, todas as palestras em que estive gostei muito e sempre aproveito todas. Ainda mais sabendo que é de Augusto Cury, já que sempre gostei muito de seus livros e propostas para ajudar na educação. Esses encontros fazem com que nós, pais, nos desliguemos um pouco para relembrar as pequenas coisas que se tornam muito grandes para uma boa educação. Na hora que acabam fica o gostinho de quero mais. Nessa palestra aprendemos que com amor e boas palavras tudo se resolve. Com diálogo e amor se consegue muita coisa. É importante lembrar de observar as pessoas à nossa volta, que estão na nossa vida. Nem sempre ela nos dizem, o que estão sentindo. Às vezes, só quem conhece a pessoa e a observa com amor é que descobre o que realmente ela está sentindo e isso não deixa de ser uma boa comunicação", diz Fernanda Lima Anami, mãe de Larissa Anami, da Educação Infantil.

Além do atendimento aos pais, os funcionários de apoio (limpeza e conservação) também se reuniram com a assessora, assim como a equipe diretiva que foi assessorada na reunião de preparação do processo de matrículas e os professores que trabalham com as atividades da Escola da Inteligência. Ainda haverá mais um encontro com as famílias para fechar os estudos, previstos em quatro encontros anuais.