Bom Samaritano em ação mais uma vez

 
Sensibilização para a partilha se dá com a encenação da passagem bíblica Sensibilização para a partilha se dá com a encenação da passagem bíblica

Estruturado na parábola da Bíblia O Bom Samaritano, o projeto com mesmo nome é desenvolvido no Pré-I da Educação Infantil (EI) e faz parte do plano anual de Ensino Religioso para as turmas. Ele é aplicado durante o terceiro trimestre letivo e desenvolvido por meio de vídeos, histórias e dramatização em que são abordados assuntos como solidariedade e prática do bem por meio de ações concretas, baseados na frase final da parábola (Lc 10:30-37), em que Jesus orienta: "Vá e faça o mesmo".

Em uma das etapas, os estudantes apresentaram aos colegas de outras turmas a passagem bíblica, sensibilizando-os para a partilha. Cada aluno do Pré-I fez, ainda, a doação de produtos de higiene pessoal, fraldas, lenços umedecidos, brinquedos e roupas de criança. Neste ano o destawue foi para centenas de brinquedos e uma quantidade expressiva de material de higiene.

Os produtos arrecadados foram encaminhados, na última quarta-feira, dia 12, à ala de hospitalização pediátrica do Hospital Universitário de Dourados (HU). "É lindo ver a alegria deles trazendo pos brinquedos e roupas que eles mesmos selecionaram. Eles fazem questão de colocarem este material na caixa de doações e se sentem orgulhosos de terem participado", ressalta a coordenadora da EI, Fernanda Gabatel Barbosa.

Ao receber as doações, o Dr. José Flávio Souza, Gerente de Atenção à Saúde do HU, destacou que o público da pediatria é bastante carente e que a contribuição dos alunos da EIC faz uma diferença imensa na vida destas crianças. "Ajuda até no tratamento. É um benefício muito grande e quero agradecer a vocês pelo empenho. Para nós isto é um diferencial", destacou ele.

Ampliações – O médico anunciou ao grupo da EIC que, com a criação da Casa da Gestante, as mães acompanhantes de crianças internadas estão melhor acomodadas, num espaço próprio, que em breve contará também com uma brinquedoteca. Outra novidade é a criação do Grupo de Trabalho Humanizado, que atua para orquestrar ações humanitárias dentro do HU e de uma classe hospitalar para acompanhamento pedagógico das crianças no período de internação.

No ato da entrega do material arrecadado , também estava presente a presidente da Associação de Voluntários do HU, Lobeth Mattos Kojima Soares, que atua em várias ações buscando humanizar a permanência de mães e crianças durante a hospitalização. As doações da EIC contribuem para várias ações de terapia ocupacional, diminuindo o estresse da internação e, para o ano que vem, será incluído material escolar para contribuir com a classe hospitalar que será criada.