Dia do brincar também é dia do aprender

 
Marionetes feitos de meia, pelas crianças, viraram personagem da história contada Marionetes feitos de meia, pelas crianças, viraram personagem da história contada

Que sexta-feira é o dia das crianças da Educação Infantil trazerem brinquedos para a escola não é novidade. A experiência nova ficou por com ta do desafio lançado pelas professoras e coordenação no dia 22 de setembro, instituído como o Dia do Brincar. Ao invés de trazerem seus brinquedos de casa, as crianças produziram fantoches, carrinhos, petecas, bilboquês e ainda participaram de contação de história, brincadeiras, dançaram e ganharam pintura facial. O que parece uma festa é, na realidade, a oportunidade de um aprendizado necessário nessa fase do desenvolvimento das turmas de Maternal I, Maternal II, Pré I e Pré II.

Neste dia do brincar, em cada turma foi desenvolvida uma brincadeira diferente. As crianças participaram da confecção dos brinquedos e nos espaços livres da nossa escola puderam brincar e se divertir. O objetivo deste dia foi sair da rotina, mostrar para as crianças que além dos brinquedos que elas trazem de casa, existem outros brinquedos e brincadeiras divertidas, e que, muitas vezes, elas mesma podem confeccionar seus próprios brinquedos. A intenção das profissionais foi proporcionar aos alunos momentos alegres, interativos e lúdicos.

"O brincar desempenha um papel importante na socialização da criança, permitindo-lhe aprender a partilhar, a cooperar, a comunicar e a relacionar-se, ampliando a noção de respeito por si e pelo outro, bem como sua auto-imagem e auto-estima. As brincadeiras proporcionam o desenvolvimento social, emocional e cognitivo da criança", considera Fugiwara Gabatel Barbosa, coordenadora da Educação Infantil.

Outro aspecto importante do brincar que ela destaca é o desenvolvimento do raciocínio, da atenção e da imaginação, na medida em que as brincadeiras trazem novas linguagens e estimulam a criança pensar a realidade de uma forma criativa.

Foi um lindo momento ver as crianças tomando os espaços da escola como a brinquedoteca, o gramado, o parque e o pátio e inundando-os de sua alegria e energia. Um dia para ficar na lembrança desses pequenos estudantes.

Matutino

Vespetino