Escoteiros falam à PEM

 
Consumo consciente e respeito à natureza foram os principais assuntos tratados Consumo consciente e respeito à natureza foram os principais assuntos tratados

Estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental receberam, na última quinta-feira (08), o chefe escoteiro Márcio Serrano e o Pioneiro Ítalo Camargo de Oliveira, do Grupo de Escoteiros São Jorge, para uma conversa bastante descontraída. Usando toda a didática do movimento escotista, Serrano apresentou os ideais do escotismo aos presentes e chamou a atenção deles para o consumo consciente como estratégia para diminuir o lixo produzido, que tanto prejudica o meio ambiente.

Francisco representa o ser humano que tem uma conexão espiritual com o divino e se dá bem com a natureza e os animais”.

— Márcio Serrano

O palestrante ficou bem à vontade para falar a um grupo de alunos de uma escola franciscana como a EIC. "Francisco também está presente no lúdico, no hemisférico espiritual do escotismo. Chico, como o chamamos, representa o ser humano que tem uma conexão espiritual com o divino e se dá bem com a natureza e os animais". Em sua fala, fez os estudantes participantes da Patrulha Educativa Mirim (PEM) refletirem antes de consumir. "perguntem se realmente precisam daquilo antes de comprar", alertou, lembrando que tudo o que é descartado vira lixo na natureza.

Ítalo, que orienta os Lobinhos (categoria que trabalha com crianças de cinco a 12 anos), diz que vê nos alunos o futuro. "Se mudarmos essas crianças, elas mudam o mundo", diz, ressaltando que o movimento escotista o fez um cidadão mais organizado, disciplinado e respeitoso com os outros seres humanos e com a natureza, valores que vêm ao encontro dos ideais da PEM.