Física do cotidiano acessível aos alunos

Alunos se mostraram curiosos e envolvidos com os experimentos Alunos se mostraram curiosos e envolvidos com os experimentos

O interesse pela ciência é cada vez mais estimulado na EIC. Para encantar alunos de 9º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, a escola, em parceria com acadêmicos e professores da UFGD, realizaram, na semana passada, o projeto Caminhos da Física na escola.

Trata-se da apresentação de experimentos para as turmas como um evento cientifico. Professores e alunos da UFGD apresentaram experimentos de física, nas áreas de mecânica, termologia, ondas, óptica, eletricidade e eletromagnetismo. Foram utilizados equipamentos da própria universidade para explicação de fenômenos físicos. Após esse primeiro contato, são formadas turmas para realizarem oficinas temáticas, nas quais os alunos têm a oportunidade de construir seus próprios experimentos. "Essa é uma atividade que pode despertar, no aluno, o interesse pela ciência", diz o coordenador do Ensino Médio, Roberto Fujino.

Essa é uma proposta da UFGD em parceria com as escolas da rede pública e privada. De maneira itinerante, eles estão demonstrando como trabalhar com os alunos no laboratório de física. "Uma ótima iniciativa da UFGD, pois apresenta para nossos alunos o que é o curso de física, promove a interação de seus profissionais e alunos com os nossos alunos e professores. Traz uma boa perspectiva das aulas laboratoriais, despertando nos alunos o interesse pela ciência", considera o professor de física da EIC, Sérgio Queiroz.

Mas não foram só os alunos que se envolveram com as novidades. Além de professores e alunos, o corpo administrativo da escola também prestigiou o evento e a diretora Maria Aparecida Betoni fez questão de interagir com os experimentos apresentados. Foi tão grande a procura que, no próximo dia 22 de junho, o projeto retorna à escola para atender aos alunos do Ensino Médio que ainda não visitaram a mostra que enfoca experimentos de física relacionada ao cotidiano.