Homenagens a São Francisco

No dia 04 de outubro é celebrado o Dia de São Francisco, mas na EIC as comemorações duram uma semana. O padroeiro da escola é lembrado pelos diferentes níveis de ensino como forma de reavivar o carisma franciscano que direciona a pedagogia da EIC.

Caminhada da Família

No sábado, dia 29/09, as turmas dos anos iniciais do Ensino Fundamental (EF) e suas famílias foram convidadas a participarem de uma caminhada simbólica ao redor da EIC. Antes, os participantes receberam orientações sobre alimentação saudável e aquecimento de um pai educador físico, que realizou as atividades de forma voluntária. Foi um momento especial de cuidado com o corpo e com as relações familiares. Ao final da caminhada, além de exercícos fazerem de relaxamento, os presentes ainda receberam uma benção e água para reidratação, oferecida pela Associação de Pais e Mestres (APM) da escola.

Abraço Fraterno

Já tradicional na cultura da EIC, o Abraço Fraterno é um momento esperado pelos alunos do Ensino Fundamental e Médio. Nesse encontro, as crianças da Educação Infantil visitam salas de aula e departamentos da escola distribuindo abraços. É momento fraterno que reaviva o costume de Francisco de chamar todos e tudo de irmão.

Visão de mundo

Os alunos da Jornada Estendida (JE) vivenciaram o lançamento do projeto "São Francisco e o planeta pedem socorro". O tema foi sugestão de um dos alunos da JE e reflete a preocupação com a maneira com que o homem vem tratando a casa comum. Atividades como coleta seletiva, orientação contra o desperdício e respeito aos animais fazem parte da mensagem que os próprios alunos ajudaram a construir.

Vivência Franciscana

Alunos da Educação Infantil aproveitaram a semana especial para visitar e interagir com os símbolos franciscanos existentes na escola. Em passeios internos, eles percorreram os espaços que os colocam em contato com a natureza e se divertiram com as estátuas de Francisco, Clara e animais, os protegidos do santo.

Já os alunos do berçário, vestidos de Chiquinhos, plantaram, regaram e cuidaram de plantas, vivenciando o cuidado franciscano com a natureza.

Trânsito

A passagem de Francisco para a vida eterna, chamada de Trânsito, foi encenada a todas as turmas dos anos finais do Ensino Fundamental (EF) e do Ensino Médio (EM) por um grupo de alunos de 9º, 1º e 2º ano do EM, orientados pela coordenação do Serviço de Ensino Religioso (SER). Na representação, a história de Francisco foi rememorada até a chegada da irmã morte. Foi um momento forte e significativo.

Benção aos animais

A Benção aos Animais fechou as atividades da Semana Franciscana com a presença de muitos deles na portaria principal da escola. Neste ano, a diretora da EIC, irmã Maria Aparecida Betoni, deu a benção aos animais de estimação. Entre eles - além de cachorros e gatos - pássaros, coelhos.

A visita inusitada de araras às árvores do estacionamento da escola encanta a comunidade escolar e foi especialmente valorizada no Dia de São Francisco.