Novos líderes de turmas são eleitos

 
Cédulas foram distribuídas em sala e votos, depositados em urna no pátio da escola Cédulas foram distribuídas em sala e votos, depositados em urna no pátio da escola

Em ano eleitoral, os alunos dos anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 8º) já começaram a exercer o direito do voto, na eleição para das lideranças de sala. Logo nas primeiras semanas de aula o projeto foi apresentado nas turmas pelo orientador Fábio Bettoni, uma vez que há novos que ainda não tinham contato com a proposta, iniciada em 2017. Na ocasião, foi apresentada a programação do processo de eleição sendo até o dia 06/03 a pré-candidatura; em 08/03 a votação; no dia 09/03 apuração dos votos e dia 20/03 acorrerá a posse dos eleitos.

A eleição dos líderes já é um momento esperado pelos alunos no início do ano, segundo o coordenador. O Objetivo principal do LíderEIC é a formação de novos líderes na escola. Por um processo participativo e democrático, os alunos se candidatam a líder de turma; toda a turma vota em dois colegas (um menino e uma menina) e os eleitos pela turma passam a assumir pequenas responsabilidades no dia a dia, sendo "ponte" entre a sala de aula e a coordenação da escola. "Acho um processo muito mais justo, rápido e sem fraude. Ano passado o resultado demorou para sair. Esse ano promete! Espero que o próximo líder faça um bom trabalho. Desejo sucesso aos novos líderes", diz Davi Pires, do 7º A.

Mas o projeto vai mais longe, prestando assessoria às lideranças e incentivando essa característica. "De igual forma esses estudantes participam de um processo de formação mensal que aborda temas relacionados à liderança e adolescência. Durante todo o ano letivo os líderes são acompanhados e orientados até que o novo processo eleitoral aconteça", esclarece Fábio.

Os "eleitores" se sentiram protagonistas da escolha e aprovaram o processo. "Essa é uma maneira legal de votar, achei divertido; é como se estivéssemos elegendo vereadores. Todos na minha turma gostaram. LíderEIC chegou agora, mas será um grande projeto do Imaculada", considerou a aluna Sarah de Souza, do 8º B. "Eu acho o Projeto muito bom porque auxilia a criança a ser mais crítica e responsável. O processo de eleição acho muito legal, porque você ganha mais consciência em quem você vai votar, formando um cidadão cheio de conhecimento"., completou o colega Pedro Bernardo Granja.

O resultado foi esperado com ansiedade. "Está sendo um processo divertido em saber que alguém da nossa sala vai nos ouvir. Estou ansiosa para saber quem vai representar a turma", declarava Maria Eduarda Crivellenti, do 6º A. Como agendado, na sexta-feira (09) houve a apuração dos líderes que tomam posse no dia 20 de março. Conheça os novos representantes de cada turma:

6ºA

  1. João Augusto Marcolongo Doreto

  2. Maria Eduarda Guimarães Goçalves Crivellenti

6º B

  1. Roger Luiz Leite de Oliveira

  2. Emanuela Inareja Siqueira

6º C

  1. Artur Trein Pimenta dos Reis

  2. Anna Victória Alves da Silva

7º A

  1. Fernando Silva Melo Silva

  2. Sofia Denardin Botelho

7º B

  1. Bruno Vinícius Cabral Gonçalves

  2. Pollyana Rodrigues de Azambuja

8º A

  1. Rafael Correa Viana

  2. Beatriz de Lourenço

8º B

  1. Pedro Bernardo Granja

  2. Sarah Antunes de Souza

8º C

  1. João Victor Matos Antunes Carneiro

  2. Mariah Zamecki