Pequenos alunos descobrem como as plantas se desenvolvem

 
Alunos acompanharam, por dez dias, o desenvolvimento do feijão no algodão Alunos acompanharam, por dez dias, o desenvolvimento do feijão no algodão

Partindo de uma atividade proposta pelo COC, abordando o plantio de sementes, foi trabalhado com as crianças do Maternal II, o plantio de sementes de feijão em material reciclável. A experiência é antiga, mas continua encantando os pequenos pelo processo de descoberta de como a natureza funciona. A cada dia, as crianças acompanhavam o crescimento dessa semente, colocando água e observando suas fases de desenvolvimento. Esse processo aconteceu durante dez dias, até que cada uma delas pudesse levar para casa o seu pé de feijão.

As professoras pontuam que, por meio da atividade proposta pelo COC, foi possível trabalhar e explorar, com as crianças, diferentes habilidades educacionais, assim como aproximá-las da natureza, despertando o seu interesse em cuidar da semente de feijão plantada no algodão.

Despertar o espírito científico dos alunos os leva para além dos livros e, ao vivenciaram essa experiência na prática, eles também foram estimulados a cuidar das plantas, conhecer e acompanhar os estágios de crescimento dessa semente, o que promoveu, em sala de aula, a interação social e o respeito mútuo. Eles também compreenderam a importância do cuidado com a natureza e o resultado que isto pode trazer para o meio ambiente, conscientizando, assim, os educandos desde pequenos.

"Os alunos já chegavam à escola ansiosos para verem como estavam o seu feijão, se havia crescido ou não. E, quando notavam que havia crescido um pouco de um dia para o outro, ficavam maravilhados, já que cada um cuidou do seu próprio feijão e colocou água todos os dias. Atividades como essas, em que as crianças tiveram a oportunidade de vivenciar na prática essa experiência, permitem que os alunos obtenham um aprendizado que seja realmente significativo em sua vida, já que participaram ativamente de todo o processo desse experimento. Acreditamos que observar e aprender com a natureza é uma atividade extremamente divertida e importante na formação das crianças que, de uma forma contextualizada e muito prazerosa, enriquecem o seu conhecimento. Isso também desperta neles um enorme interesse e maior participação naquilo que foi proposto" consideram as professoras que trabalharam, em conjunto, a experiência. Participaram da atividade as professoras Natália Martins, Francine Fiewski, Thais de Lira, Charlene Morel e Débora Rodrigues.

Para repetir a experiência em casa, como atividade em família, basta clicar aqui para acessar o passo a passo da experiência. Outra atividade interessante é contar a história "João e o pé de feijão" para instigar a curiosidade das crianças em relação ao desenvolvimento dessa planta. Clique aqui e acesso o vídeo da história.

Maternal IIA

Maternal IIB

Maternal IIC

Maternal IID

Maternal IIE