Projeto de socialização trabalha valores franciscanos

Brincando, as crianças interagem e se adaptam com facilidade ao ambiente escolar Brincando, as crianças interagem e se adaptam com facilidade ao ambiente escolar

Amor, paz, amizade, partilha e respeito. Essas foram as palavras que nortearam o projeto de socialização desenvolvido junto aos alunos da Educação Infantil, no período de 06 a 10 de fevereiro, durante as primeiras semanas de aula. Com o tema Sementes da Paz e do Bem, atividades lúdicas e de acolhimento foram realizadas e resultaram num portfólio com atividades diferenciadas para cada uma das palavras. Além do proporcionar a interação entre os pequenos alunos novos e antigos, esses termos permearão as atividades durante todo o ano letivo de 2012.

Para a professora do Pré I-A, Rose Valéria Lasmar, esse projeto tranquilizou pais e alunos desde os primeiros dias de aula. “Sentimos muita tranquilidade nos alunos novos. Nesse ano não tivemos pais espiando em janelas, esperando no lado de fora das salas. Eles sentem muita segurança em deixarem seus filhos aqui porque percebem que eles estão sendo muito bem cuidados”, diz ela.

Outro ponto destacado como benefício do projeto é o nível de interação entre as crianças que já estavam na EIC e as que chegaram nesse ano. A pequena Clara Basílio Garabini, aluna antiga, já aponta o colega novo que mais lhe chamou a atenção: Gabriel. Quando questionada por que ele é o colega novo que mais gostou, dispara: “Porque ele é lindo!”. Depois, ressalta que realizou com outro colega, o Pedro, sua atividade preferida, o recorte. Clara, em sua naturalidade infantil, prova que houve interação entre os antigos alunos e os que estão sendo acolhidos na turma nesse ano.

Atividades - Além de percorrerem os diferentes espaços da escola para reconhecerem o ambiente, os alunos da Educação Infantil puderam aproveitar o ambiente do parquinho, do bosque e realizar atividades variadas envolvendo tintas, colagens, recortes e muito mais. Como lembrança da semana de socialização, levaram para casa uma flor de EVA contendo as palavras norteadoras do projeto. Assim, a semente plantada nesse início de ano deverá brotar em forma de valores vivenciados no decorrer do ano letivo.

Leia mais sobre Socialização Infantil, clicando aqui.

Departamento de Comunicação

Seja o primeiro a comentar!

Envie seu Comentário!

Restam caracteres. * Obrigatório
Digite as 2 palavras abaixo separadas por um espaço.