Quati: hora de se conhecer melhor

 
Resultado do questionário aponta áreas de atuação mais próximas do perfil do aluno Resultado do questionário aponta áreas de atuação mais próximas do perfil do aluno

Repensar e analisar atitudes e reações de jovens em situações de festa, trabalho, viagem, estudo, lazer e no plano pessoal. Esse é o objetivo da aplicação do Questionário de Avaliação Tipológica (QUATI), realizado pelo coordenador Roberto Fujino, no dia 18 de março, junto às turmas de 2º ano do Ensino Médio.

O teste psicológico permite entender as inclinações comportamentais do indivíduo e auxilia o profissional de gestão de pessoas a identificar a personalidade do avaliado e, assim, entender qual seu grau de desempenho em determinada tarefa. Essa atividade faz parte do projeto Raio de Sol, inspirado na afirmação de São Francisco de Assis: "apenas um raio de sol é suficiente para afastar várias sombras", e que pretende ajudar os estudantes na escolha da profissão.

O teste foi desenvolvido na Universidade de São Paulo por José Jorge de Morais Zacharias, levando em consideração as especificidades da realidade brasileira. Por essa proximidade com a cultura do país, é um dos mais utilizados pelos profissionais brasileiros. A psicóloga da escola, Maristela Canesso Valese, acompanha o processo e fará a análise dos testes para depois, individualmente, passar o resultado a cada estudante.

A partir das estatísticas da primeira etapa do projeto, as demais serão desenvolvidas a fim de fornecer outras informações e vivências nas áreas de maior interesse dos alunos, aproximando-os do mercado de trabalho almejado.