Simulação de incêndio na EIC

 
Diferentes modos de extinção de incêndios simulados foram treinados Diferentes modos de extinção de incêndios simulados foram treinados

Cerca de 60 colaboradores da EIC passaram, nesta semana, pelo curso da Brigada de Incêndio que vem sendo implementada em todas as escolas da rede Scalifra-ZN. No início do ano, os componentes da CIPA já haviam sido treinados para situações de incêndio e necessidade de primeiros socorros, mas agora o projeto foi ampliado para que funcionários de todos os setores e também os alunos sejam incluídos na cultura de prevenção.

Na parte teórica, o engenheiro de segurança do trabalho da Scalifra-ZN, Gilherme Dockow Ellwanger, apresentou a teoria do fogo: o que é, tipos de propagação, como se dá a eliminação dos seus elementos essenciais, quais são os métodos de extinção e como atua a brigada de incêndio. Depois, os brigadistas tiveram acesso ao uso prático de extintores de incêndio (pó e água) e ao uso da mangueira de combate conectada ao hidrante.

A enfermeira Ieda Martins Fernandes Fujino preparou os brigadistas para situações de primeiros socorros, ensinando procedimentos como massagem para parada cardiorrespiratória, manobra de Heimlich, para casos de necessidade de desobstrução de vias aéreas, e técnicas de transporte de pessoas com mobilidade reduzida (portadores de deficiência, gestantes, idosos e obesos).

No encerramento do curso, houve a simulação de incêndio para evacuação do segundo piso do prédio principal. Neste momento, a atuação dos alunos, como se realmente fosse uma situação de emergência, deu seriedade e responsabilidade ao exercício. "Com as simulações conseguimos detectar aspectos a serem melhorados e, ao mesmo tempo, criar a cultura de prevenção", ressaltou o engenheiro de segurança.

Após o exercício de evacuação, o grupo de brigadistas escalados e o técnico fizeram a avaliação da experiência. O tempo obtido na EIC ficou na média habitual e vários pontos positivos e negativos foram destacados. A partir de agora, serão duas simulações anuais para treinar rápida evacuação em casos de sinistro.