Sol e música na rotina do Berçário

 
Estimulação musical dá um clima diferente ao banho de sol Estimulação musical dá um clima diferente ao banho de sol

Cuidado. Essa é a mola propulsora do trabalho desenvolvido pela equipe EIC junto aos alunos do Berçário. Pensando no desenvolvimento dos pequenos, as professoras Marineusa Teixeira (matutino) e Cleiciane Floriano (vespertino) reuniram a necessidade de banho de sol dos alunos com o incentivo à musicalização, numa atividade especial realizada na semana passada.

A ida dos bebês até o gramado para o momento de banho de sol ficou mais descontraída com a caixa musical. Aguçada a curiosidade dos pequenos, a cada imagem retirada por eles da caixa, a música associada a ela foi cantada. Assim, além dos benefícios dos raios solares aos bebês, também foi estimulada a oralidade deles, por meio das músicas que muitos já conhecem e acompanham com gestos.

Desenvolvimento - O banho de sol é fundamental para o bebê nos primeiros meses de vida. Os alunos vão para o gramado em horários escolhidos para garantir a qualidade dos raios recebidos. Como os bebês não recebem da mãe, pelo leite, a vitamina D, ela fica inativa em seu organismo e, para que essa vitamina se sintetize e proporcione a absorção do cálcio, o bebê precisa dos raios solares. Assim, ao ativar essa vitamina, o organismo consegue absorver melhor o cálcio, que é fundamental para o desenvolvimento e crescimento dos ossos.

Já ouvir música contribui para o desenvolvimento dos bebês e das crianças porque a harmonia dos sons estimula a audição, a fala e também o seu desenvolvimento intelectual, sensorial e motor.

Matutino

Vespertino