Turmas focam na alimentação saudável

 
Filhos prepararam sanduíches naturais para os pais Filhos prepararam sanduíches naturais para os pais

Quando um projeto envolve todas as professoras de ciências, educação física e matemática e todos os alunos e famílias de um ano escolar, os resultados podem ser surpreendentes. Se envolver questões de saúde, além disso ainda pode ser transformador. Foi o que aconteceu com o projeto interdisciplinar Alimentação Saudável, desenvolvido junto aos 3ºs anos do Ensino Fundamental que teve seu encerramento no dia 19 de maio, reunindo alunos e famílias no Pré-Universitário e, depois, no Poliesportivo.

As atividades foram iniciadas em sala, orientação para realização de cartazes com os diversos tipos de alimentação. Houve, também, uma visita das turmas ao supermercado para cada aluno observar alimentos diversos, verificar seus preços e aprender diferenças de qualidade do produto, dimensionar o custo da alimentação familiar.

Os estudantes tiveram, ainda, uma conversa informal com a nutricionista e mãe de aluna do 3º ano, Cristiane Pacheco Sbardelini, que abordou o que é alimentação saudável, as trocas que cada um pode fazer a favor da qualidade de sua alimentação – como dizer não aos alimentos industrializados e sim aos naturais -, e ainda estimulou os alunos a experimentarem novos sabores de comidas. Cristiane também conversou com os pais dos alunos, no dia do encerramento do projeto.

A programação do encerramento contou com uma música preparada pelos alunos para apresentação aos pais e um palito de frutas oferecido a eles. Como última atividade do projeto, cada aluno fez o sanduíche natural para seus pais. Pão integral, alface, tomate, cenoura, peito de frango foram os ingredientes do lanche, que foi acompanhado de suco de melão com limão e suco de abacaxi com hortelã.

"A escola tem uma preocupação muito grande em relação à alimentação dos alunos e, para incentivar a alimentação mais saudável, propiciou esse momento com os alunos e com os pais", ressaltou a coordenadora Marga Pavin, observando que, na conversa com os pais, percebeu uma interação boa com a palestrante e comemorando a adesão de quase 100% deles ao evento.

Participaram do projeto as professoras Adriane Izabel Simon Araujo, Eliane Alves Vilar, Graziella Almeida Andrade Cattanio, Annelize Oliveira do Prado e Valeska Lima Cardoso. A Associação de Pais e Mestres (APM) participou com a compra de todos os ingredientes e de sua higienização e preparação para disponibilizá-los aos alunos na montagem dos sanduíches.