Uma história diferente

 
Expectadores interagiram com contadoras, participando c omo personagens da história Expectadores interagiram com contadoras, participando c omo personagens da história

A história de uma galinha que acha um ovo escondido dentro do galinheiro num domingo de páscoa foi o que recheou o período que antecedeu a Páscoa com teatro e imaginação. A equipe da biblioteca Literária teatralizou esta história para os alunos da Educação Infantil e das séries iniciais do Ensino Fundamental. Na história, a galinha resolve cuidar do coelho, achando que ele havia sido abandonado. O papagaio conta para todos do galinheiro, fazendo a maior confusão. Então, a galinha resolve esconder de todos os ovos, que acabam sendo encontrados por Pedrinho, que entra no galinheiro caçando os ovos deixados pelo coelhinho da Páscoa.

Em busca de uma história um pouco diferente de páscoa, que não tivesse como personagem principal o coelhinho, a equipe encontrou essa história, em que a galinha encontra o símbolo da páscoa, da vida, e quer proporcionar o melhor para ele, tentando protegê-lo dos curiosos e chocá-lo. "Tentamos, com essa história, mostrar para as crianças que precisamos fazer isso com a nossa vida. Cuidar muito bem dela e das pessoas que amamos", diz Rejani, a coordenadora da equipe também formada por Rudiane Botan, Gabriela Siosmoto e Lourdes Adams.

"Apesar de não contar histórias com tanta frequência, foi um momento muito interessante, pois para isso precisamos improvisar na frente das crianças e isso requer muita criatividade. Mas é um desafio muito gostoso" , disse a atendente da biblioteca, Lourdes.

Outro diferencial desta atividade foi a participação de professores, monitores e alunos na encenação, por meio da interatividade. "Muitas crianças foram chamadas para participar como personagens na hora da contação da história. Isso faz com que eles prestem mais atenção e acrescentem uma dose a mais de emoção e aprendizagem", encerra Rejani.