Vogais em destaque no piquenique

O "Projeto Piquenique das Vogais" foi desenvolvido todo o ano junto aos alunos do Maternal II e teve seu encerramento na semana passada. O intuito foi aproximar e apresentar os alunos ao processo de alfabetização e foi desenvolvido por meio de diversas atividades em sala de aula e no espaço externo da escola, buscando um aprendizado significativo e prazeroso para os alunos.

Os alunos participaram de diversas práticas diárias, que trabalharam especificamente com cada vogal, como: apresentação das vogais através de imagens, identificação das vogais nos nomes das crianças, exploração das vogais encontradas em algumas atividades do COC, confecção de um portfólio das vogais com as crianças e música das Vogais, além de lembrancinhas que os educandos levavam para casa que foram confeccionadas de acordo com cada vogal abordada.

Para o encerramento, cada criança trouxe um alimento que tinha no nome a inicial referente a alguma vogal, como: abacaxi, esfiha, iogurte, ovo cozido e uva, proporcionando um momento muito agradável e construtivo para os nossos alunos. A partir disso, as crianças puderam concretizar o conhecimento adquirido com a prática, vivenciando-o através do piquenique com as letras e palavras aprendidas, relacionando com os alimentos que eles mesmos trouxeram.

É na Educação Infantil que as crianças recebem informações sobre a escrita, quando brincam com as sonoridades das palavras, reconhecem as semelhanças e diferenças, manuseia todo tipo de material escrito como revistas, gibis ou livros, obtendo assim o contato com as primeiras letras. Daí a importância do "Projeto Piquenique das Vogais" com o intuito de aproximar os alunos do processo de alfabetização.

"Ao longo de todo processo, as crianças demonstravam interesse e satisfação ao realizar as atividades propostas. Acreditamos que nossos objetivos foram alcançados com êxito, pois cada criança, ao seu tempo, foi demonstrando conhecimento e aprendizagem sobre o conteúdo trabalhado. É gratificante, ao término de um projeto, ver o resultado concreto a partir das ações e envolvimento de cada um, desenvolvendo, assim, não apenas o conhecimento pedagógico, ao identificar as vogais, mas também sua oralidade, percepção visual e espacial, bem como suas vivências no dia-a-dia, tanto na escola quanto com sua família, adquirindo experiências para seu melhor desempenho", consideraram as professoras do Maternal II.