Mês do folclore possibilita atividades com personagens da cultura popular

 
Saci Pererê alegrou as aulas do 1º ano do EF Saci Pererê alegrou as aulas do 1º ano do EF

O dia do folclore é comemorado em 22 de agosto, mas as turmas das séries iniciais do Ensino Fundamental (EF) estão experimentando a vivência desse importante aspecto cultural durante todo o mês. Na sala da professora Alzira Nolasco – 1º A matutino – o Saci entrou em cena desenvolvendo, nos alunos, uma série de habilidades e competências.

A partir da lenda do Saci Pererê, as crianças aprenderam a ouvir e sequenciar histórias e ainda ampliaram o vocabulário. Ouvindo e cantando uma música sobre o personagem, puderam desenvolver ritmo, equilíbrio e a coordenação motora, além de ampliarem a capacidade de memorização. Os pequenos alunos também movimentaram o corpo, por meio da coreografia da música e, para finalizar a atividade, pintaram e recortaram um quebra-cabeças com a imagem do Saci. Essa atividade desenvolve a atenção, o raciocínio e a organização.

Na apresentação da coreografia os alunos se divertiram, pulando em uma perna só, como o personagem, representado na sala por um boneco que acompanhou todo o processo de aprendizagem. De forma lúdica, eles estão perpetuando a cultura brasileira na sua essência.