Momento de pensar na vocação

Reflexão sobre as diferentes vocações de cada ser

De 21 a 25 de agosto (mês vocacional) aconteceu, junto às turmas dos anos finais do Ensino Fundamental, a Semana Vocacional. O encontro foi organizado pelo Serviço de Orientação Religiosa (SER) e contou com o apoio da irmã Aretuzia Celestina de Souza, da professora Cleusa de Barros e dos seminaristas Reginaldo, Henrique, Marlon, Marcos, Alander, Joniel e Ronaldo.

A partir dos questionamentos: Qual a sua vocação? Vocação, já pensou nisso?, a equipe direcionou uma série de atividades que envolveram momentos de acolhida, de oração, animação cantos, dramatização do "Pai Nosso dialogado" (entre Deus e um Jovem), reflexão e partilha sobre os tipos de vocações especificas: vocação à vida, vocação cristã (batismo), sacerdotal, matrimonial, leiga e consagrada, além de vídeos sobre as vocações específicas dentro da Igreja. Os alunos, nesse encontro, puderam perguntar sobre o tema e tirar as suas dúvidas.

"Foi um momento significativo, em que os jovens se colocaram na dinâmica da atividade e do que foi proposto no evento, com alegria contagiante, silêncio, abertura, respeito, acolhida e desejo sincero de compreensão do tema desenvolvido", avaliou a irmã Aretuzia.

O objetivo foi abrir a discussão para que os jovens compreendam e deem a necessária importância da sua escolha vocacional, dando, também, atenção aos sinais que falam, por meio das pessoas, e querem apontar principalmente o caminho da felicidade e da realização pessoal e comunitária.