Vitamina de morango, a delícia da vez

Alunos acompanharam a produção da bebida, conhecendo ingredientes e quantidades Alunos acompanharam a produção da bebida, conhecendo ingredientes e quantidades

Dentro das atividades do projeto Alimentação Saudável, desenvolvido com as turmas de Pré II (Educação Infantil), estão incluídas vivências que desenvolvem, além da consciência da importância desse cuidado para a saúde, habilidades de linguagem oral e escrita, raciocínio matemático e percepções da natureza e sociedade e movimento. Antes do recesso, as professoras Edimara Siqueira, Daniela Toledo e Natany de Souza fizeram, com seus alunos, uma vitamina de morango com leite.

"A escola é um espaço educativo e formador, além de alfabetizar ela também tem como objetivo criar, desenvolver e valorizar a formação de hábitos. O projeto sobre a alimentação saudável, pretende despertar na criança, a importância de uma boa alimentação para a saúde e para o seu desenvolvimento", preconiza o projeto interdisciplinar.

Os alunos acompanharam cada passo da produção da vitamina e ainda mediram a quantidade de ingredientes necessários. Alguns não gostaram do produto final, mas muitos acabaram repetindo a bebida. Mais do que apresentar um novo sabor, o projeto pretende levar os alunos a conhecerem variedades de alimentos; saborear com prazer; compartilhar conhecimentos, além de proporcionar momentos de integração e partilha, estimular o gosto pela culinária saudável; despertar a curiosidade em experimentar novos alimentos; valorizar atitudes relacionadas à saúde e ao bem estar; estimular a linguagem oral, a leitura e a escrita. Tudo isso resulta em aprendizagem por meio do lúdico.

Outras experiências ainda serão feitas e a culminância do projeto acontece no Acampeic, em outubro, quando eles produzirão o próprio sanduíche na noite que dormem na escola, o que completa o sentimento de autonomia, já que essa é, para muitos alunos, a primeira noite longe dos pais.