Sonhos e Mimos, um cerimonial marcante

 
Por meio de apresentações artísticas, os alunos fizeram um grande espetáculo Por meio de apresentações artísticas, os alunos fizeram um grande espetáculo

Pelo sexto ano consecutivo, aconteceu, no dia 01 de novembro, o espetáculo de encerramento do projeto Sonhos e Mimos. Trata-se de um projeto interdisciplinar, que envolve redação, literatura, gramática, geografia e, a partir desta edição, matemática, no qual os alunos do 2º ano do Ensino Médio (EM) exploram seus talentos nos gêneros lírico, épico e dramático.

Até chegar a esse momento, os estudantes passam por vários e diferentes estágios pedagógicos. Divididos em grupos, eles optam pelo tipo de construção que farão: canto, dança, esquetes teatrais, dramas ou comédia. Os professores acompanham a criação, organização e ensaio das apresentações e os grupos passam por uma pré-seleção dos trabalhos que serão compartilhados no palco. Para a etapa classificatória, os grupos também apresentam à banca o trabalho escrito, em que esmiúçam a atividade a ser apresentada, sua logística e as indumentárias que serão usadas.

"Procuro a aproximação dos alunos que estão sendo encaminhados para o 3º ano, com um cerimonial marcante por meio do final dos mimos, aconchegos e entrada no sonho profissional com o qual se depararão no ano seguinte", diz a professora Dinorah, idealizadora do projeto. "Tudo foi permitido para que a criatividade e a alegria imperassem nessa noite", conclui.

Após as apresentações, os alunos participam de uma festa a fantasia temática, com guloseimas e brinquedos, no Ginásio de Esportes. Esse é o momento de descontração, num ritual que representa a saída da infância para pensar no futuro profissional, já que o terceiro ano do Ensino Médio precede a entrada na Universidade. O resultado do trabalho foi considerado uma noite de espetáculo dos alunos que, com carisma e criatividade, fizeram um show de talentos.