Viagem por meio do paladar

 
Receitas originais foram apresentadas oralmente em inglês e saboreadas logo após Receitas originais foram apresentadas oralmente em inglês e saboreadas logo após

A máxima de que a leitura proporciona viajar por meio dos livros foi modificada pela professora de Inglês das turmas de 1º ano do Ensino Médio (EM), Joice Besen. É que a leitura foi somente o ponto de partida para uma experiência diferente: os alunos tiveram que pesquisar diferentes países, escolher um prato característico e trazer para a turma sua história e receita, mas se comunicando em inglês o tempo todo. O nome da atividade? Tasting around the World (Degustação ao redor do mundo).

Primeiro foi feita a divisão de grupos. Então, cada um deles escolheu um país. Deste país, pesquisaram e aprenderam sobre a cultura e a culinária. Escolheram um prato típico para reproduzir a receita e contar sua história. Após, houve a apresentação oral dos trabalhos e, por fim, os grupos trouxeram os pratos para degustação em sala.

Segundo Joice, os alunos precisam dominar a língua Inglesa em qualquer linguagem, de textos científicos a cartoons. A ideia foi, por meio deste desafio, deixar o aluno mais familiarizado com todos os tipos de textos, não só escrito, porque através desta atividade a oralidade no idioma também foi trabalhada. "O meu objetivo foi alcançado, os alunos construíram, aprenderam um pouco mais sobre outras culturas, interpretaram textos e apresentaram o trabalho em inglês. Por fim tivemos uma deliciosa degustação. Foi um trabalho que valeu à pena", relata a professora.