Projeto literário em clima de suspense

Obra, cujo cenário é Londres, inspira um chá após a leitura Obra, cujo cenário é Londres, inspira um chá após a leitura

"Um roubo espetacular. Nenhum vidro quebrado, trancas e cadeados inviolados, silêncio absoluto na madrugada. Nada era problema para Antony, Paul e Denis, companheiros de cela e de profissão. Nem mesmo a possibilidade de serem lesados pelo quarto homem, o mentor do roubo: bastou trocar, na cara dele, o estojo das pedras preciosas. Não contavam, porém, com pequenas adversidades: uma velhinha desmemoriada, um portão de ferro, um modo pouco convencional de exterminar ratos... Diante disso, por que temer a Scotland Yard?". Essa é a apresentação do livro "Os criminosos vieram tomar chá", de Stella Carr (FTD), cuja leitura dá base ao projeto literário das turmas de 6º ano do Ensino Fundamental.

A trama traz uma louca história de perseguição, em que mocinhos e bandidos acabam passando pela casa de uma velhinha que sempre serve chá com bolinhos. Para "ambientar" os alunos em Londres, onde a aventura se desenrola, as professoras Rosângela Teixeira e Cássia Sá convidaram seus alunos para a leitura do primeiro capítulo em conjunto, com direito a um chá depois da tarefa. "O objetivo é fazer com que os alunos apreciem a leitura", assinala a professora Rosângela.

A aluna Akemi Sato de Freitas tem uma tia que mora há vários anos em Londres. Nunca foi aquele país, mas diz que ainda irá. Com a atividade, ela conta que se sentiu um pouco no cenário do livro e foi mais longe, diz que é bom fica com os colegas durante a leitura e elogiou a iniciativa das professoras: "Assim, a gente lê e faz uma coisa divertida ao mesmo tempo", disse.

Matutino

Vespertino